Começaram as obras para a construção de uma nova estrutura destinada a instalar o busto de Nuno de Montemor, que se encontrava no jardim do Lactário a encimar uma coluna de granito com uma pequena placa ilegível em que constavam alguns dados biográficos do escritor.
A experiência vinha demonstrando que muita gente parava na rua a olhar para o busto e muitas entravam no jardim a tentar ler a pequena placa fixada na coluna. Mas nem sempre conseguiam.
O Lactário não podia continuar a assistir a estas situações. Achou o seu Conselho de Administração que este ano cinquentenário seria a ocasião adequada para superar a falha verificada e oferecer à cidade uma homenagem ao homem que tanto amava a Guarda e a cantou como a «terra alta de azul de neve».
Acreditamos que, com o pequeno monumento que está em construção, dar-se-á maior beleza ao busto, os transeuntes poderão identificar o escritor e o Fundador do Lactário será mais digna e justamente lembrado por todos.
Trata-se de mais uma actividade celebrativa do Cinquentenário da morte do escritor que gostava de dizer que o Lactário era o seu melhor livro.
27 de Fevereiro de 2014