A) PLANO GERAL DE ACTIVIDADES 2020-2021

 

A criança insere-se num meio, constituído por vários elementos, fenómenos, acontecimentos e processos de variada natureza que aí ocorrem. Ele desempenha assim um papel condicionante na vida, experiência e atividade humana, que acabam por o transformar continuamente.

Os seres humanos precisam de viver em harmonia com o meio, uma vez que dele fazem parte. Daí a importância de abordar na sala de aula os conflitos, as dúvidas, as curiosidades das crianças, tentando articular a escola com a vida, resolvendo problemas, procurando uma harmonia.

Desde muito cedo que as atividades das crianças estão relacionadas com ciência, embora sem que disso se apercebam.

Início do ano letivo

Adaptação das crianças ao novo contexto escolar: observam, manipulam, exploram os objetos de que dispõem, nessa interacção a criança aprende…

Preparação dos projetos sala, entrevistas, reuniões…

Festividades    

Dia mundial da alimentação ( outubro): exploram os alimentos, verificam a sua tranformação com o quente/ frio. Elaboração de ementas saudáveis

Dia de São Martinho (novembro): magusto escolar, o calor transforma a castanha

Festa de Natal – rifas de Natal ( com cabazes)

Carnaval – baile de fantasias, desfile

Dia do Pai

Páscoa: no nosso jardim iremos esconder ovos de chocolate/ovos de cartão para que as crianças os encontrem…

Aniversário – Sr. Padre Abel (2O/O4): em cada sala será preparada uma atividade …

Dia da Mãe

Dia da Criança: participação nas atividades propostas pela Câmara Municipal e na nossa instituição faremos algumas experiências e atividades, tais como a leitura de um poema sobre o rio; experiências científicas; exercícios matemáticos( noções de grandeza, seriação, sequências) e uma atividade energética de expressão motora (psicomotoras). Em que as crianças brincando ao faz de conta exploram um circuito de obstáculos, como se fossem peixes que percorrem o rio.

Santos Populares: a instituição será decorada, baile e sardinhada…

Festa de Finalistas – Quermesse

Viagem de Finalistas

Experiências com a ciência

O ar e os gases – esmaga com o ar

A água e os liquidos – descobre o que é flutuar

Quente e frio – armazena o calor

A luz – brinca com as sombras

A cor – faz um arco íris

O crescimento – vê como cresce uma planta

Os sentidos – faz um teste ao gosto

 

Estas aprendizagens, desde a mais tenra idade, fazem com que as crianças construam conceitos, à medida que se envolvem com o ambiente à sua volta.

A investigação científica vai ajudando as crianças a fazerem gradualmente o trajeto do mundo da magia e do imprevisível para o mundo dos adultos com as alegrias da verdadeira descoberta.

Numa época que se nos apresenta turbulenta e de mudanças, a  realização destas atividades poderá sofrer alterações, quer pela situação pandémica, quer por motivos metereológicos ou outros motivos, salvaguardando sempre o bem-estar das crianças, bem como o bom funcionamento da instituição.