A) PLANO GERAL DE ACTIVIDADES 2024-2026

 

  1. APRESENTAÇÃO

 

Este Plano de Atividades contempla um conjunto de ações pedagógicas que pretendem constituir-se como orientação e apoio às Educadoras de Infância ao longo do ano e tendo em vista o planeamento dos projetos pedagógicos de cada grupo-turma. Daí a sua globalidade.

Como será óbvio, nas atividades, será utilizada uma metodologia diferenciada em conformidade com os diferentes processos de desenvolvimento e aprendizagem numa consonância com as idades das crianças dos diversos grupos e desenvolvimento das potencialidades das suas mãos.

Um Plano Anual de Atividades duma instituição como o Lactário Dr. Proença poderá vir a sofrer modificações que se vieram a considerar pedagogicamente oportunas em razão do processo de avaliação contínua que o acompanha, bem como de eventual colaboração com outras entidades, designadamente municipais.

Neste plano são contempladas atividades que já se vão impondo na tradição da casa e constituem, por isso, elementos da sua cultura institucional. «De mãos dadas» com esta cultura, vamos «meter mãos à obra» «De mãos dadas» com os membros da comunidade educativa, particularmente «De mãos dadas» com pais e famílias, em geral, pensando sempre não só naquilo que podemos fazer com as mãos (os empreendimentos), mas também ou, sobretudo, naquilo que vamos fazendo das próprias mãos (o pensamento e a compreensão da sociedade e do mundo) e aquilo que as nossas crianças vão fazendo das suas próprias mãos em conformidade com as respetivas idades.

 

  1. PROJECTO PEDAGÓGICO E PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES

Para maior facilidade de leitura e consulta, as atividades do plano são apresentadas por ordem cronológica, desde outubro de 2024 a julho de 2025.

Porque se trata de dar seguimento ao Projeto Pedagógico «De mãos dadas» do biénio 2024-2026, será oportuno lembrar a situação e possibilidades das mãos das crianças no processo do seu desenvolvimento.

  • Bebés – O simples reflexo de preensão;
  • 1 Ano – Aquisição da marcha e a libertação da mão para «agarrar» o mundo envolvente;
  • 2 Anos – Coordenação dos movimentos da mão e a manipulação dos objetos;
  • 3 Anos – O prolongamento das mãos e a criação de instrumentos;
  • 4 Anos – A idealização de projetos – os empreendimentos da mão;
  • 5 Anos – Do empreendimento à compreensão – a mão e o pensamento.

 

  1. ESTAÇÕES DO ANO: O OUTONO – Mãos que colhem os frutos
  1. Crianças envolvidas: A atividade pretende envolver as crianças de todas as salas (de 1 aos 5 anos).
  2. Atividade estratégica/Recursos: Elaboração de um painel alusivo ao Outono no hall de entrada.
  3. Recursos materiais: Os recursos materiais serão diversos, com natural prioridade dada aos elementos outonais.
  4. Recursos humanos: Comunidade escolar.
  5. Responsáveis Coordenação: Educadoras em exercício nas diversas salas e a coordenação e supervisão da diretora pedagógica.
  6. Calendário: outubro

 

  1. DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO – Mãos que aprendem a comer
  1. Crianças envolvidas: Crianças dos 1 aos 5 anos.
  2. Atividade estratégica/Recursos: Confeção de espetadas de frutas partindo da história da Disney: “Uma aventura na cozinha”.
  3. Recursos materiais: Peças de fruta variada.
  1. Recursos humanos: Equipa formadora que conta com o envolvimento dos pais.
  1. Responsáveis Coordenação: Educadoras e a coordenação da Diretora Pedagógica.
  2. Calendário: outubro.
  1. DIA DAS BRUXAS – As «mãos da fada» simulam «mãos de meter medo», a brincar
  1. Crianças envolvidas: Crianças dos 4 e 5 anos.
  2. Atividade estratégica/Recursos: Baile bruxuleante.
  3. Recursos materiais: Material diversificado.
  1. Recursos humanos: Equipa formadora que conta com o envolvimento dos pais.
  1. Responsáveis Coordenação: Educadoras e a coordenação da Diretora Pedagógica.
  1. Calendário: 31 de outubro.
  1. DIA DE S. MARTINHO – Mãos do encontro e mãos que amparam
  1. Crianças envolvidas: Generalidade das crianças das diversas salas.
  2. Atividade estratégica/Recursos: Realização de um magusto aberto a toda a comunidade escolar.
  3. Recursos materiais: Material diversificado.
  4. Recursos humanos: Comunidade escolar
  5. Responsáveis Coordenação: Educadoras e a coordenação da Diretora Pedagógica.
  6. Calendário: 11 de novembro
  1. FEIRA DO OUTONO – Mãos que realizam
  1. Crianças envolvidas: : Crianças da generalidade das salas.
  2. Atividade estratégica/Recursos: Realizar uma feira com produtos do outono.
  3. Recursos materiais: Material diversificado.
  1. Recursos humanos: Comunidade escolar
  2. Responsáveis Coordenação: Educadoras e a coordenação da Diretora Pedagógica.
  1. Calendário: novembro.
  1. NATAL – As mãos de Deus entre nós ou Deus «de mãos dadas» com a humanidade
  1. Crianças envolvidas: Generalidade das crianças dos 2 aos cinco anos.
  2. Atividade estratégica/Recursos: Realização da tradicional festa de Natal e sorteio de um cabaz de Natal.
  3. Recursos materiais: Material diversificado, sendo solicitado, para o efeito, o auditório municipal.
  4. Recursos humanos: Equipa formadora que conta com o envolvimento dos pais.
  5. Responsáveis Coordenação: Educadoras e a coordenação da Diretora Pedagógica.
  6. Calendário: dezembro.
  1. ESTAÇÕES DO ANO: INVERNO – Mãos que se protegem do frio
  1. Crianças envolvidas: Crianças da generalidade das salas
  2. Atividade estratégica/Recursos: Elaboração de um painel alusivo ao Inverno no hall de entrada.
  3. Recursos materiais: Material diversificado.
  4. Recursos humanos: Comunidade escolar.
  5. Responsáveis Coordenação: Educadoras e a coordenação da Diretora Pedagógica.
  6. Calendário: janeiro.
  1. CARNAVAL – Mãos que brincam
  1. Crianças envolvidas: Generalidade das crianças das diversas salas.
  2. Atividade estratégica/Recursos:  Baile de fantasias.
  3. Recursos materiais: Material diversificado
  4. Recursos humanos: Equipa formadora que conta com o envolvimento dos pais.
  5. Responsáveis Coordenação: Educadoras e a coordenação da Diretora Pedagógica.
  6. Calendário: fevereiro.
  1. ESTAÇÕES DO ANO: A PRIMAVERA – Mãos que semeiam e mãos que desabrocham
  1. Crianças envolvidas: Envolvimento da generalidade das crianças de 1 aos 5 anos.
  2. Atividade estratégica/Recursos: Execução de um painel primaveril com diversas técnicas e sua exposição no hall de entrada.
  3. Recursos materiais: Material diversificado.
  4. Recursos humanos: Equipa formadora que conta com o envolvimento dos pais.
  5. Responsáveis Coordenação: Educadoras e a coordenação da Diretora Pedagógica.
  6. Calendário: março.
  1. PÁSCOA – Mãos que elaboram
  1. Crianças envolvidas: Generalidade das crianças das diversas salas.
  2. Atividade estratégica/Recursos: : Com a ajuda dos pais cada criança decorará um ovo e realização de uma exposição final.
  3. Recursos materiais: Material diversificado
  4. Recursos humanos: Comunidade escolar .
  5. Responsáveis Coordenação: Educadoras e a coordenação da Diretora Pedagógica.
  6. Calendário:  abril.
  1. DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS  – Mãos de artista e mãos que fazem histórias
  1. Crianças envolvidas: Crianças dos 3, 4 e 5 anos
  2. Atividade estratégica/Recursos: Visita ao Museu
  3. Recursos materiais: Material diversificado
  4. Recursos humanos: Comunidade escolar
  5. Responsáveis Coordenação: Educadoras e a coordenação da Diretora Pedagógica.
  6. Calendário:  maio.
  1. DIA MUNDIAL DA CRIANÇA – Mãos que aprendem
  1. Crianças envolvidas: Crianças dos 2 aos 5 anos.
  2. Atividade estratégica/Recursos: Realização de atividades lúdicas e jogos tradicionais no espaço exterior
  3. Recursos materiais: Material diversificado.
  4. Recursos humanos: Comunidade escolar.
  5. Responsáveis Coordenação: Educadoras e a coordenação da Diretora Pedagógica.
  6. Calendário: 2 de junho.
  1. ESTAÇÕES DO ANO: O VERÃO – Mãos que amadurecem e mãos que descansam
  1. Crianças envolvidas: Envolvimento da generalidade das crianças (de 1 aos 5 anos).
  2. Atividade estratégica/Recursos: Elaboração de um painel alusivo ao Verão e sua instalação no hall de entrada.
  3. Recursos materiais: Material diversificado.
  4. Recursos humanos: Comunidade escolar.
  5. Responsáveis Coordenação: Educadoras e a coordenação da Diretora Pedagógica.
  6. Calendário: junho
  1. FESTA DE FIM-DE-ANO – Mãos de artistas merecem mãos que aplaudem
  1. Crianças envolvidas: Envolvimento da generalidade das crianças dos 2 aos 5 anos.
  2. Atividade estratégica/Recursos: Realização da tradicional festa com a entrega de diplomas aos finalistas e realização de uma quermesse.
  3. Recursos materiais: Material diverso.
  4. Recursos humanos: Equipa formadora que conta com o envolvimento dos pais.
  5. Responsáveis Coordenação: Educadoras e a coordenação da Diretora Pedagógica.
  6. Calendário: junho.

 

  1. VIAGEM DE FINAL DE ANO – Um olhar sobre outras mãos criadoras
  1. Crianças envolvidas: Crianças dos 4 e 5 anos
  2. Atividade estratégica/Recursos: Realização de uma visita de estudo a um local combinado previamente com as crianças da sala dos 5 anos.
  3. Recursos materiais: Transporte a solicitar aos serviços camarários.
  4. Recursos humanos: Equipas formadoras das crianças dos 4 e 5 anos.
  5. Responsáveis Coordenação: Educadoras e a coordenação da Diretora Pedagógica.
  6. Calendário: junho ou julho.
  1. IV CAMINHADA DA FAMÍLIA LACTÁRIO – Mãos que partilham
  1. Crianças envolvidas: Generalidade das crianças das diversas salas.
  2. Atividade estratégica/Recursos: Convívio e almoço partilhado com as famílias.
  3. Recursos materiais: Material diverso.
  4. Recursos humanos: Comunidade escolar.
  5. Responsáveis Coordenação: Educadoras e a coordenação da Diretora Pedagógica.
  6. Calendário: junho ou julho.