PROJECTO PEDAGÓGICO «De Mãos dadas»
As «Mãos» e o verbo «Dar», que com as mãos se conjugam, podem, pois, ser vistas como
tema aglutinador de potencialidades educativas fomentadoras do desenvolvimento pessoal
em todas as suas dimensões, bem como do desenvolvimento curricular nas suas diversas áreas
preconizadas: Formação Pessoal e Social, Expressão e Comunicação e Conhecimento do
Mundo. Se as mãos que tocam são também as mãos que são tocadas, as mãos que dão são
também as mãos que recebem. Neste dar e receber se conjuga um universo de valores.
Na língua portuguesa, algumas das expressões idiomáticas mais comuns aliam as «mãos» ao
verbo «dar». A expressão «De mãos dadas» é uma delas e, a partir dela, desenhámos o nosso
Projeto Pedagógico para o biénio 2024-2026, esperando que ele possa potenciar os Planos
Anuais de Atividades, quer do Lactário no seu conjunto, quer dos planos pedagógicos dos
diversos grupos de crianças nos seus espaços específicos, seja da Creche seja do Jardim de
Infância. Julgamos, pois, que este Projeto pedagógico, para além de constituir um instrumento
de planeamento e acompanhamento das atividades, será também um campo de inspiração
para a promoção do desenvolvimento integral das crianças em conformidade com as várias
idades.
A expressão «De mãos dadas» constitui o tema e o lema do projeto.
É o tema porque julgamos poder ver nas mãos humanas uma espécie de núcleo duro do
desenvolvimento e da cultura e, consequentemente, do processo formativo da criança.
Heidegger afirma que «pensar é um trabalho da mão» e Jean Brun acrescenta. «Se pensar é
um trabalho da mão, não é porque a mão trabalhe no lugar do espírito, mas porque pensar é,
ao mesmo tempo, fazer trabalhar a mão e trabalhar a própria mão. Uma cultura é uma cultura
da mão, não porque seja feita pela mão, que agiria, por assim dizer, completamente só, mas
porque é, acima de tudo, uma educação da mão feita pelo homem.».
A expressão «De mãos dadas» é não só tema do Projeto. A expressão constitui também o seu
lema. Porque de «mãos» se trata, importa «fazer trabalhar a mão e trabalhar a própria mão.
Uma «educação da mão feita pelo homem» consiste em aprender a «pesar» (pensar) as coisas
e o mundo e, partir daí, descobrir-se a si mesmo e na relação com os outros. A expressão «De
mãos dadas» surge-nos, assim, como símbolo de comunicação, de partilha, de ajuda e
cooperação, de presença e de encontro. «De mãos dadas», não porque atadas a uma força
estranha, mas porque livremente estendidas aos outros pela vontade de solidariedade.
«De mãos dadas» entre todos os membros da comunidade escolar, mas, principalmente, «De
mãos dadas» com as famílias das nossas crianças. É esta a intencionalidade deste Projeto do
biénio 2013
INTENCIONALIDADE DO PROJETO
Se os pais viram no Lactário Dr. Proença a «mão amiga» a que decidiram confiar os seus filhos,
também o Lactário, para ser «mão fiel» ao seu projeto educativo, se encontra de «mão
aberta» esperando receber dos pais das crianças, e suas famílias, a melhor cooperação. A
expressão «De mãos dadas» possui neste âmbito a mais forte força simbólica
Com o tema “De Mãos Dadas“ pretendemos reforçar a participação dos pais, família, da
comunidade na creche/jardim-de-infância. Esta participação é encarada como imprescindível
quando se pretende que o jardim não desempenhe apenas a função de transmissão de
conhecimentos, mas o desenvolvimento das crianças em todos os domínios.
Os pais são os primeiros responsáveis pela educação dos seus filhos e os principais
interessados no seu bem-estar. Estes constituem o pilar fundamental na vida da criança, como
tal, não podem abdicar do direito que se lhes assiste de participar ativamente na vida dos seus
filhos. O diálogo entre pais e educadores, permite conhecer e compreender melhor a criança.
A troca de informação e o encontro no dia a dia são indispensáveis para a articulação entre
Jardim-de-infância e a família.
A cooperação com a família permite uma relação especial de afeto, respeito e confiança entre
pais e educadores, condição essencial para uma ação educativa participada. Deste modo
pretende-se:
a) Enriquecer o intercâmbio escola /família, família/escola;
b) Incentivar a colaboração dos pais no processo educativo, através da cooperação e
participação, nomeadamente em reuniões individuais, reuniões de sala, nas festas
comemorativas.
c) Valorizar junto das famílias, a intencionalidade do trabalho pedagógico realizado no
Lactário Dr. Proença;
d) Envolver as famílias no processo educativo através da partilha de saberes e interesses
fazendo-as sentir-se desejadas e bem aceites no contexto escolar.
e) Proporcionar um ambiente favorável ao desenvolvimento harmonioso e equilibrado de todas
as crianças.
OBJETIVOS DO PROJETO
Obviamente, os objetivos específicos do projeto deverão ser encarados como estratégias de
operacionalização dos objetivos gerais da Creche e do Pré-escolar, bem como do projeto
educativo do Lactário Dr. Proença. Tendo sempre como horizonte de ação esses objetivos, são
os seguintes os objetivos específicos deste projeto pedagógico:
a) Promover o desenvolvimento integral e harmonioso das crianças;
b) Reforçar os fatores de proteção relacionados com os estilos de vida saudáveis;
c) Estimular a curiosidade natural e transforma-la em aprendizagem;
d) Proporcionar a autoestima e a capacidade de concluir tarefas com entusiasmo e
confiança;
e) Estimular a auto crítica e a crítica construtiva;
f) Desenvolver a capacidade de trabalho individual e a cooperação em trabalho de
grupo;
g) Promover a socialização da criança e sua integração na vida social;
h) Fomentar e incentivar a expressão livre da criança;
i) Identificar os próprios sentimentos, emoções e necessidades de comunicá-los aos
outros, assim como identificar e respeitar os dos outros;
j) Estimular as relações interpessoais valorizando o outro e a sua história de vida;
k) Promover a descoberta e desenvolvimento dos interesses e aptidões das crianças;
l) Desenvolver nas crianças a capacidade de raciocínio, da memória e espírito criativo,
criatividade e imaginação, sentido moral e sensibilidade estética;
m) Valorizar a língua portuguesa e contactar com a linguagem gestual;
n) Promover atitudes de partilha e respeito entre os membros da comunidade;
o) Desenvolver atitudes e valores de respeito para com os materiais e para com o meio
envolvente;
ESTRATÉGIAS DE OPERACIONALIZAÇÃO
«De mãos dadas» é o tema e o lema do nosso projeto e é uma expressão que explicitamente
aponta para o encontro, a partilha, a comunicação, a entreajuda e a cooperação. «Mãos
dadas», em primeiro lugar da instituição com a família, mas também, conforme o espírito do
Projeto Educativo do Lactário, com a comunidade envolvente e com as múltiplas instituições
que enriquecem o meio pedagógico das nossas crianças. Por isso, as atividades estratégicas de
operacionalização do Projeto Pedagógico orientar-se-ão pelos seguintes princípios:
1. Conhecimento e valorização do património cultural da nossa cidade;
2. Apoio e desenvolvimento de projetos que promovam o conhecimento da realidade
sócio cultural;
3. Colaboração com diferentes parceiros educativos;
4. Estabelecimento de protocolos com várias instituições;
5. Promoção de reunião de pais para debate sobre o tema do projeto;
6. Promoção de atividades abertas à comunidade;
7. Promoção de ações formativas e informativas à comunidade;
8. Divulgação das atividades e trabalhos desenvolvidos na instituição;
9. Promoção de parcerias com a comunidade;
10. Promoção de visitas à comunidade;
11. Promoção de visitas ao património cultural;
12. Realização de exposições de trabalhos elaborados;
13. Promoção de boas práticas e utilização de espaços e equipamentos;
14. Rentabilização dos recursos humanos e físicos;
15. Realização de uma feira.
E, consequentemente, realizando as atividades pedagógicas em «união de mãos» e «de mãos
dadas», para além dos efeitos formativos nas crianças, julgamos poder:
1. Promover a qualidade dos serviços prestados;
2. Angariar verbas para dotar as salas dos recursos materiais prioritários;
3. Promover a imagem da escola para facilitar captação de novo público;
A MÃO: CRIATIVIDADE E IMAGINAÇÃO
De tema e lema do projeto, a mão é também propulsora da criatividade e da imaginação.
Lembremos, para o efeito, a multiplicidade de «verbos da mão» que utilizamos sem darmos
por tal.
Com a mão podemos fazer muitas coisas, desde levar o alimento à boca, lavando previamente
as mãos - «uma mão lava a outra, mas ambas lavam o rosto» - até à dança ou à mais sublime
obra de arte. E isto sem ser necessário referir a linguagem dos surdos-mudos ou a leitura em
Braille dos cegos.
Com o tema e o lema adotados - «De mãos dadas» - a mão conjuga sobretudo o verbo «dar»,
«cooperar», «ajudar» numa relação estreita da instituição com a família. Mas, para alimentar a
imaginação e a criatividade, lembramos outros verbos que podem ser conjugados com as
«mãos dadas». Com as mãos podemos
• Comunicar, escrever, concordar, partilhar, mas também enganar e manipular;
• Rezar, adorar, reverenciar, mas também blasfemar e profanar;
• Dançar e brincar, mas também chorar;
• Pedir e prometer, mas também recusar e negar;
• Solicitar e apelar, mas também afastar e espantar;
• Aplaudir, louvar, lisonjear, bendizer e exaltar, mas também humilhar e injuriar;
• Motivar, incitar, encorajar e desafiar, mas também desdenhar e ridicularizar;
• Perdoar, absolver, abençoar e jurar, mas também castigar e condenar;
• Ensinar, comandar, contar, orientar e dirigir, mas também duvidar e confundir;
• Chamar, proteger e acarinhar, mas também afastar, repelir e despedir;
• Saudar e cumprimentar, mas também ignorar.
Num célebre texto dos «Ensaios» Montaigne, depois de enumerar dezenas de atos
comunicativos que realizamos com as mãos, termina com esta exclamação: «Uma variedade e
multiplicidade que fazem inveja à língua». A mão é uma palavra silenciosa e a gramática da
mão possui uma poética muito própria e importa descobrir a sua sintaxe.
Mas a multiplicidade dos verbos que podemos conjugar com as mãos, não pode esconder a
ambivalência da mão. O tema e lema «De mãos dadas» pressupõem, indicam e exigem uma
educação da mão. A ambivalência da pragmática da mão aí está para mostrar a sua
necessidade. Importará saber o que fazemos ou podemos fazer com a mão, mas mais
importante ainda é sabermos o que fazemos das nossas mãos e como elas se conjugam com os
valores, a visão do mundo e da sociedade.
AVALIAÇÃO
Porque não queremos «meter os pés pelas mãos», nem «lavar as mãos como Pilatos» será
necessário «meter a mão na consciência» e «emendar a mão», se necessário ou oportuno.
Essa é a função da avaliação do projeto, feita, numa perspetiva formativa, e, «De mãos
dadas», em conjunto pelos intervenientes nas várias vertentes, considerando sempre
prioritariamente a criança enquanto sujeito da ação educativa. Para o efeito prevemos quatro
níveis de intervenção avaliativa.
• Diagnóstico inicial – avaliação das características das crianças, dos seus momentos de
desenvolvimento e das potencialidades de uma aprendizagem cooperativa tendo em
vista a elaboração dos Projetos pedagógicos dos grupos-turma.
• O decorrer do processo – avaliação contínua, voltando sempre que necessário atrás,
procurando dar novas respostas, reajustando e refazendo.
• A avaliação do trabalho – forma como os intervenientes se empenharam no
desenvolvimento do projeto e no produto final.
• Eventual resposta ao problema inicial – tentativa de resolução dos problemas iniciais:
o decorrer do processo, o que resultou e o que seria necessário alterar, sobretudo no
final do primeiro ano de aplicação do projeto.