4 de Janeiro de 1926

Correspondendo ao convite e proposta do P. Joaquim Augusto Álvares de Almeida (Nuno de Montemor, escritor), amigos do Dr. António Proença, na Guarda insigne clínico de profundo sentido humanístico, reunidos na Sala de Despacho da Misericórdia da Guarda, decidem promover a construção de um «gracioso pavilhão» de homenagem aquele clínico e em benefício das crianças e idosos. 

20 de Janeiro de 1926

Os operários da Guarda enviam uma mensagem ao Dr. António Augusto Proença e disponibilizam o seu trabalho de fins de semana e tempos livres para a construção do edifício, cujo projecto é de António Rebelo Barão que também dirigiu gratuitamente toda a construção.

1 de Maio de 1926

Três acontecimentos marcam este dia:

  • Com a cidade em festa, é lançada a primeira pedra do edifício;
  • É executado pela primeira vez o Hino de Lactário pela Banda Militar do Regimento de Infantaria N.º 12;
  • É formalmente criada a associação «Madrinhas do Lactário», instituição de Senhoras de apoio a mães e crianças mais desfavorecidas.

A construção do edifício prolongou-se por dois anos com o envolvimento da generalidade dos habitantes da Guarda. Muitos jornais, locais, regionais e nacionais fizeram-se eco da iniciativa destacando a solidariedade de todos e o voluntariado de todos, particularmente dos operários.

25 de Maio de 1928

Inauguração do edifício e entrega das suas chaves ao Dr. António Augusto Proença.

25 de Julho de 1928

São publicados no Diário do Governo os primeiros estatutos da instituição.

30 de Agosto de 1928

O Dr. António Augusto Proença nomeia o primeiro Conselho de Administração sendo eleito o escritor Nuno de Montemor para director da instituição.

16 de Abril de 1932

Falecimento do Dr. António Augusto Proença.

4 de Janeiro de 1964

Falecimento de Nuno de Montemor, tendo então assumido funções o Presidente substituto, Dr. João de Almeida.

Nas últimas duas décadas do século passado, com as novas condições políticas e sociais, o Lactário passa por significativa evolução: os estatutos iniciais são revistos, as instalações são adaptadas e ampliadas e passa a comportar, oficialmente as valências de Creche e Pré-Escolar - Jardim de Infância.