No passado dia 2 de Maio, o Lactário Dr. Proença esteve em festa com um memorável acto de homenagem a Nuno de Montemor, fundador do Lactário, no cinquentenário do seu falecimento. No jardim desta histórica instituição, pelas 16.00 horas, foi inaugurado o monumento em que foi instalado o busto do Escritor.
Esteve presente o Bispo Diocesano, Senhor D. Manuel da Rocha Felício, que benzeu o monumento e deram-nos ainda a alegria da sua presença outras individualidades, incluindo o Sr. Presidente da Câmara do Sabugal e o Sr. Director do Centro Regional de Segurança Social. As nossas crianças, sempre muito entusiasmadas e vozes bem afinadas, brindaram os convidados com duas canções.
A festa obedeceu ao seguinte programa:
- Canção
- Saudação
- Inauguração
- Bênção
- Simbologia do monumento
- Canção
- Significado de uma data
- Entrega de medalhas
- Assinatura do Livro de Honra
- Porto de Honra
Todos os presentes apreciaram sobremaneira a festa de homenagem ao fundador do Lactário Dr. Proença. O monumento, da autoria do Arquitecto António Saraiva, recebeu de todos os maiores elogios.
O Conselho de Administração fez questão de assinalar que esta homenagem a Nuno de Montemor, para além de evocar também o patrono, Dr. António Augusto Proença, era ainda uma justa homenagem a todos quantos, desde 1926, colaboraram com o Escritor, com particular realce para os operários que, trabalhando graciosamente nos tempos de folga, sob a direcção do projectista e mestre Rebelo Beirão, levaram por diante a construção do singelo edifício.
Guarda, 5 de Maio 2014