Obra de Nuno de Montemor

Ao longo deste ano cinquentenário do falecimento do escritor Nuno de Montemor, fundador do Lactário, propomo-nos ir difundindo alguns textos retirados das suas obras.

Cremos que estas páginas serão para alguns a recordação de leituras antigas e o convite a uma releitura da obra do escritor; para outros poderão ser a descoberta de um autor bem castiço da nossa beira e da cidade da Guarda. Uns e outros são convidados a participar, nesta espécie de ANTOLOGIA EM CONSTRUÇÃO, sugerindo extractos da obra do escritor, que pareçam particularmente significativos e de interesse geral. Aqui fica o convite. A antologia está em construção.
Para os membros da comunidade educativa do Lactário eles poderão constituir um desafio sobretudo porque estamos perante textos que não se enquadram naquilo que é usual designar de «Literatura Infantil». Acreditamos, porém, que, lidos pouco a pouco às crianças, um parágrafo hoje, outro amanhã, conversando depois com elas sobre os temas referidos pelo autor ou brincando com as palavras, eles poderão contribuir para sensibilizar os pequenos leitores para as virtualidades da palavra escrita e alargarem os horizontes da sua experiência de vida.
Tratando-se, geralmente, de pequenos extractos de obras maiores, dar-lhes-emos títulos próprios que, sendo embora discutíveis, servirão, mesmo assim, para a identificação de cada um.
Iniciaremos brevemente.

19 de Fevereiro de 2014