O Presépio revela-nos o grande ausente do Natal, na sociedade: o Menino Jesus. Por todo o lado aparecem alusões ao Natal: iluminações múltiplas, ornamentações originais e bonitas, mas Aquele que é grande e se tornou pequenino para vir dar sentido à nossa existência e de toda a humanidade, fica na penumbra e quase não é pronunciado: O Menino Jesus.

 

O Lactário, remando a favor da verdade, da simplicidade, do amor que irradia do presépio, vai destacar, em primeiro plano, Aquele que por amor assim quis ser um de nós, caminhar connosco e convidar-nos à transformação, de que tanto o mundo precisa; encontram-se na nossa casa (Lactário) Presépios, mensagens, não só no interior, mas também no exterior, no edifício mãe, relacionadas com o significado do Menino Jesus.

À imagem dos Reis Magos, não fiquemos indiferentes à mensagem do presépio e, como eles, regressemos por outro caminho, nós, os governantes, todos os dirigentes e a humanidade em geral e, assim, em vez da guerra atroz teríamos a tão almejada paz, em vez da corrupção, tudo seria transparente, em vez do crime, a harmonia seria constante e duradoura, em vez do egoísmo, a partilha fraterna produziria rostos sorridentes…

Que a voz de amor do Menino Jesus dê sentido e plenitude às nossas famílias…