Desconfinar não é simplesmente voltar a ocupar o mesmo espaço comunitário, mas é poder, sim, habitá-lo de forma criativa, com forças e intensidades novas, de forma comprometida. Desconfinar é sentir-se protagonista e participante de um projeto que que a todos diz respeito.

É uma época que não apenas nos confronta com múltiplas mudanças, mas sobretudo nos coloca no interior turbulento de uma mudança de época. O importante a salvaguardar é que, como comunidade, nos encontremos unidos em torno à atualização e transmissão dos valores humanos essenciais e capazes de lutar por eles.

Comunidade significa estarmos ligados por um dever comum, por tarefas partilhadas, as quais se resumem a cuidar da vida. Não há missão mais grandiosa, mais humilde, mais criativa e mais atual.

Vamos iniciar este novo ano letivo com este espírito de comunidade, de mãos dadas, para cuidarmos da vida dos nossos estimados meninos e, por sua vez, da nossa.

Bom sucesso, bom trabalho, muita saúde e bem-estar familiar, são os desejos cordiais da Direção do Lactário Dr. Proença, para toda a comunidade desta instituição, ao iniciar-se este ano letivo,

Põe quanto és no mínimo que fazes”.

(Ricardo Reis, F. Pessoa)