Tornou-se prática frequente todas as coletividades festejarem com as castanhas. E com elas vem a doçaria, a música, as danças… numa palavra: animação. E a nossa casa também assinalou a efeméride com acentuada dedicação - as crianças divertiram-se e, como sempre, fizeram a delícia de quem as acompanhou com o habitual empenho e profissionalismo.

A castanha é um fruto com importante história na economia da nossa região e não só. Era uma preciosa ajuda na bolsa das famílias, pois é um fruto que praticamente não implica despesa, para além da apanha. Mesmo que não fosse comercializada tinha um lugar muito significativo na alimentação. Não se associava a festa, como na atualidade, mas era conservada e consumida durante boa parte do ano. Tempo houve em que praticamente substituía a batata, depois passou a consumir-se quase exclusivamente assada e, em grande parte, a batata ocupou o seu lugar. Atualmente, está a diversificar-se muito a aplicação da castanha como acompanhamento de muitos pratos, em sobremesas, bolos, compotas…

É importante que este fruto volte a ter destaque, principalmente em zonas onde já foi abundante e atualmente quase se extinguiu.