Dr. António Augusto ProençaO Dr. António Augusto Proença foi um distinto médico que exerceu clínica na Guarda onde, ao longo de trinta anos se notabilizou pela amizade dedicada às crianças, particularmente as mais pobrezinhas. O Lactário é uma homenagem de reconhecimento e gratidão da cidade da Guarda. 

Em 1926, quando foi informado de que os seus amigos, liderados por Nuno de Montemor, se estavam a movimentar para se construir um «pequeno pavilhão» em sua homenagem e gratidão, teve as seguintes palavras: «Não posso nem devo recusar a homenagem, porque traduz estima verdadeira por mim e, sobretudo, pelo que ela oferece de benefícios para a cidade, mas nunca poderei considerar-me o proprietário do Lactário, no sentido ordinário do termo, e só posso aceitar a oferta, afirmando que no dia em que ela se realizar, por escritura a doarei, não a pessoa de família ou qualquer particular, mas a qualquer entidade ou entidades que, por sua vez, se não façam proprietários do Lactário, para que, depois da minha morte, ele fique sempre da cidade onde se criou.». 

O Lactário foi inaugurado em Maio de 1928 e nos primitivos estatutos redigidos pelo próprio Dr. António Proença pode ler-se a seguinte introdução: «Tendo os meus amigos, após uma grave doença que sofri, resolvido colher donativos pecuniários para com eles instituir uma casa de beneficência em sinal de regozijo pelas minhas melhoras, e não podendo eu deixar de aprovar uma obra que vem beneficiar a cidade da Guarda, deliberei que fosse criado o Lactário Dr. Proença.» 

O Dr. António Augusto Proença veio a falecer a 16 de Abril de 1932. No edifício do Lactário continuou a prestar, enquanto a saúde o permitiu, a sua benemérita assistência às «crianças pobrezinhas» que muito amava.