PROJECTO PEDAGÓGICO «APRENDER... DESCOBRIR... CRESCER»

 

1. INTRODUÇÃO

 

Este projeto, pretende satisfazer a curiosidade natural e o desejo de saber das crianças, promovendo o seu desenvolvimento global. Este conceito pode ser explorado nas várias perspectivas da Educação, tendo sempre em conta a sua idade e partindo das suas conceções alternativas.

De forma orientada pretendemos conscientizar as crianças a conhecer e compreender o meio fisico que as rodeia.

Deve existir uma correspondência adequada entre capacidades e interesses das crianças e as expectativas do currículo, uma vez que a ciência tem um grande valor formativo e os seus conteúdos têm um elevado grau de significância, pois a Natureza faz parte da nossa realidade imediata.

A prática pedagógica na sala de aula deve ser uma tranferência de saberes; Para que isto aconteça é essencial que os educadores saibam reflectir sobre a sua forma de ser e de estar no mundo, a sua conceção de criança e de educação.

A atividade mais natural da criança é o jogo. Este para ela constitui uma atividade séria, um comportamento que concorre na construção da personalidade total, numa permanente tentativa de conquista e superação de si próprio.

A jogar a criança aprende:

  • A amizade
  • O respeito pelos outros
  • As regras e a importância do seu conhecimento
  • Descobre as potencialidades do corpo e sentidos

É assim que a educação do corpo, do gesto, da audição, da voz e da visão desenvolve nas crianças o campo das possibilidades de interpretar o mundo, de exprimir o pensamento, de criar, de se adaptar e de se integrar na sociedade.

Com este projeto “ Aprender… Descobrir… Crescer “ pretende-se que, qualquer que seja a atividade, ela constitua um processo criativo, facilitando à criança vivências por forma a que observe, critique e se determine perante o ato de escolher.

Em termos genéricos podemos considerar que a grande finalidade da ciência é a compreensão da Natureza e dos métodos que utiliza… a abordagem empírica dos problemas.

A ciência é também encarada como um modo de ver o mundo; Esta necessita de materiais e requer a gestão de pessoas, conhecimentos, bens e financiamento.

Existem várias formas de definir ciência; Para a compreender é necessário ter presente as quatro dimensões fundamentais:

  • Dimensão filosófica
  • Dimensão psicológica
  • Dimensão sociológica
  • Dimensão histórica

No contexto escolar a dimensão sociológica tenta compreender as relações entre a comunidade científica e a comunidade geral. Segundo esta dimensão a ciência é um produto do tempo e do lugar, podendo, por vezes, mudar radicalmente o modo como as pessoas pensam e agem.

A evolução e a mudança são uma constante em ciência, sendo por isso a verdade em ciência uma verdade temporal. Essa evolução conduz a novas formas de olhar o mundo e a natureza.

Em suma, a ciência é o conjunto dos seus agentes, conhecimentos e metodologias, constituem um sistema aberto, que interage com a sociedade, o que significa que a ciência influencia a sociedade e esta influencia o rumo que a ciência toma.

Como é natural, este projecto pedagógico insere-se na linha de operacionalização do Projecto Educativo da instituição em vigor desde alguns anos.

 

 

2. CATERIZAÇÃO DO GRUPODDEDEdDEDE  

A comunidade escola é composta por 95 crianças que frequentam a creche e o pré escolar.

A maioria destas crianças vivem na cidade da Guarda e nos seus bairros periféricos.

Os encarregados de educação da maioria dos alunos são as respectivas mães; Quanto ao número de irmãos, a média está entre um ou nenhum.

Em termos de percurso académico, maioritariamente os pais têm 12º ano e licenciatura.

São pais interessados e participativos na atividade escolar e no bem-estar dos seus filhos.