A) APRESENTAÇÃO

Este Plano de Actividades contempla um conjunto de acções pedagógicas que pretendem constituir-se como orientação e apoio às Educadoras de Infância ao longo do ano e tendo em vista o planeamento dos projectos pedagógicos de cada grupo-turma. Daí a sua globalidade.

Como será óbvio, nas actividades, será utilizada uma metodologia diferenciada em conformidade com os diferentes processos de desenvolvimento e aprendizagem numa consonância com as idades das crianças dos diversos grupos e desenvolvimento das potencialidades das suas mãos.

Um Plano Anual de Actividades duma instituição como o Lactário Dr. Proença poderá vir a sofrer modificações que se vierem a considerar pedagogicamente oportunas em razão do processo de avaliação contínua que o acompanha, bem como de eventual colaboração com outras entidades, designadamente municipais.

Neste plano são contempladas actividades que já se vão impondo na tradição da casa e constituem, por isso, elementos da sua cultura institucional. «Descobrir pela arte: o Eu, o Outro e o Mundo» com esta temática, vamos iniciar os trabalhos comtodos os membros da comunidade educativa, particularmente os pais e famílias, em geral, pensando sempre não só naquilo que podemos fazer com as mãos (os empreendimentos), mas também ou, sobretudo, naquilo que vamos fazendo das próprias mãos (o pensamento e a compreensão da sociedade e do mundo) e aquilo que as nossas crianças vão fazendo das suas próprias mãos em conformidade com as respectivas idades.

 

B) PROJECTO PEDAGÓGICO E PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES

Para maior facilidade de leitura e consulta, as actividades do plano são apresentadas por ordem cronológica, desde Setembro de 2017 a Julho de 2018.
 

 

SETEMBRO

Início do ano lectivo

          * Adaptação das crianças ao novo contexto educativo e social;

          * Preparação dos projectos de sala, reuniões, etc.

OUTUBRO

A arte de eleborar um painel decorativo alusivo ao Outono;

Dia Mundial da Alimentação

          * A arte da culinária, em que será contada uma história " O menino que não gostava de sopa" e em seguida confeccionada uma sopa com muitos legumes. Esta sopa será para o almoço dos meninos.

Dia das bruxas

          * A arte de dançar num baile de máscaras.

NOVEMBRO

Magusto escolar (são assadas castanhas e na hora do lanche todas as crianças comem. Cantam-se canções e provérbios).

DEZEMBRO

Festa de Natal

          * A arte de representar, dançar e cantar.

JANEIRO

A Arte de elaborar um painel alusivo ao Inverno;

A arte de cantar as Janeiras - uma tradição antiga que serve para desejar um Bom Ano, com saúde e alegria.

FEVEREIRO

A arte de brincar ao Carnaval, num baile de máscaras (cada criança traz de casa a sua fantasia preferida).

MARÇO

A arte de elaborar um painel alusivo à Primavera;

A arte de plantar flores para dar as boas vindas à Primavera.

ABRIL

Feira do Chocolate

          * A arte da culinária, em que nas respectivas salas as crianças irão confeccionar bombons de chocolate, pão com chocolate, bolos e outras iguarias para vender aos pais e assim mostrar os seus dotes culinários.

MAIO

Feira do Livro

         * A arte da literatura, da imaginação e dos sonhos...

JUNHO/ JULHO

Dia Mundial da Criança

          * A arte dos jogos tradicionais, em que as crianças poderão brincar e se divertir, mas também aprender alguns jogos do tempo dos pais e avós.

Festa de Finalistas

          * A arte de representar, cantar e dançar;

          * Quermesse dos Finalistas;

Visita de Estudo de Final de Ano Lectivo